ENSINO FUNDAMENTAL

1º AO 5º ANO

A proposta do Ensino Fundamental está alicerçada na consolidação das aprendizagens iniciadas na Educação Infantil, articuladas às vivências e à ampliação dos processos cognitivos e socioemocionais.

Em um espaço renovado, amplo e arejado, os projetos educativos dialogam com o jeito Notre Dame de educar. Nosso aluno é estimulado a desenvolver habilidades e competências por meio de propostas que estimulem o pensamento criativo e crítico, assim como a capacidade de questionar, argumentar, interagir e ampliar a compreensão do mundo.

A prática das linguagens, fluência na escrita, leitura e interpretação de informações; cálculos, raciocínio lógico e resolução de situações problema estão presentes em cada um dos anos deste segmento, integrando conhecimentos acadêmicos, valores éticos, sociais e culturais às ferramentas tecnológicas.

As redes de aprendizagem colaborativas permeiam a estrutura curricular e possibilitam a integração das áreas do conhecimento, ampliando o repertório e o fazer criativo e expressivo, promovendo desse, modo diferentes momentos para que os alunos possam fazer descobertas, mantendo sempre em movimento e “vivos” os objetos de conhecimento.

6º AO 9º ANO

No Ciclo de 6º a 9º ano o aluno identifica-se como coautor do processo de ensino e aprendizagem, assim como parte integrante do espaço em que vive, compreendendo o meio ao seu redor e apropriando-se de forma cultural, social e ecológica de seu ambiente.

Com foco na aprendizagem significativa, estabelecemos relações entre os objetos do conhecimento e dispomos de metodologias ativas que favorecem a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, em um ambiente colaborativo e que possibilitam uma postura questionadora e comprometida consigo e com o outro.

As propostas metodológicas transitam por aulas expositivas, fóruns, produções individuais, em grupo, dinâmicas interativas e projetos diversificados.
Por meio de um aprofundamento das áreas do conhecimento o adolescente amplia o seu repertório cultural e artístico, por meio de uma prática autônoma, que propicie o desenvolvimento da empatia, cidadania e respeito às diferentes opiniões.