A proposta do Ensino Fundamental está alicerçada na consolidação das aprendizagens iniciadas na Educação Infantil, articuladas às vivências e à ampliação dos processos cognitivos e socioemocionais.
Em um espaço renovado, amplo e arejado, os projetos educativos dialogam com o jeito Notre Dame de educar. Nosso estudante é estimulado a desenvolver habilidades e competências por meio de propostas vivenciais que estimulam o pensamento criativo e crítico, assim como a capacidade de questionar, argumentar e ampliar a compreensão de mundo.
A prática das linguagens, assim como o encaminhamento de cálculos, desenvolvimento do raciocínio lógico e enfrentamento de resolução de situações problema estão presentes em cada um dos anos deste segmento, integrando conhecimentos acadêmicos, vivências, valores éticos, sociais, culturais às ferramentas tecnológicas.
As redes de aprendizagem colaborativas permeiam a estrutura curricular possibilitando a integração das áreas do conhecimento, ampliando o repertório e o fazer criativo e expressivo, promovendo desse modo diferentes momentos para que os estudantes possam fazer descobertas, mantendo sempre em movimento e “vivos” os objetos de conhecimento.
No Ciclo de 6º a 9º ano o estudante identifica-se como coautor do processo de ensino e aprendizagem, assim como parte integrante do espaço em que vive, compreendendo o meio ao seu redor e apropriando-se de forma social e ecológica de seu ambiente.
Com foco na aprendizagem significativa, estabelecemos relações entre os objetos do conhecimento e dispomos de metodologias ativas que favorecem a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, em um ambiente colaborativo e que possibilitam uma postura questionadora e comprometida consigo e com o outro.
As propostas metodológicas transitam por aulas expositivas, fóruns, produções individuais, em grupo, dinâmicas interativas, projetos diversificados e uso de ferramentas tecnológicas inovadoras que exploram diferentes tipos de aprendizagem
Com o aprofundamento das áreas do conhecimento o adolescente amplia o seu repertório cultural e artístico, por meio de uma prática autônoma, que propicia o desenvolvimento da empatia, cidadania e respeito às diferentes opiniões.
Idealizado por Madre Saint Yves Poupon, o Colégio Notre Dame foi o primeiro empreendimento de ensino a ser construído em São Paulo, pelas Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis por conta da cor azul do hábito que usavam. No decorrer das gerações, o Colégio Notre Dame passou a ser cada vez mais conhecido pela solidez de seus valores e pela excelência de seu trabalho, transformando-se em um ambiente educativo de referência.
A Rede Azul de Educação, pertencente à Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, inspirada no carisma de Emilie de Villeneuve, centrado nos valores cristãos, assume como sua missão a formação de comunidades educativas aprendentes, comprometidas com a defesa da vida e da dignidade humana.