
NOSSA PROPOSTA
No Notre Dame a Educação Infantil vai dos 2 aos 5 anos. Na escola, as crianças têm a oportunidade de estabelecer novas relações extrapolando o contexto familiar. É a fase em que o desenvolvimento cognitivo, social e emocional são mais intensos e determinantes na vida do ser humano.
Por meio de experiências e interações, a criança faz conexões, compreende e dá sentido ao mundo em que está inserida. A diversidade de experiências e um ambiente afetivo e seguro possibilita que ela desenvolva todo seu potencial.
A criança aprende na interação com o outro, pela experiência. É na ação que ela entende o mundo que a cerca e tem assegurado os seus direitos, ou seja, o direito de brincar, de expressar-se, de escolher, de conviver, de experimentar, de explorar e de investigar.

CAMPOS DE
EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e imagens
Escuta, fala, linguagem e pensamento
Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações



EIXOS ESTRUTURANTES - BRINCAR E INTERAGIR
A primeira infância (0 aos 6 anos) é a fase em que o desenvolvimento é mais intenso e determinante na vida do ser humano.
A criança tem garantido o tempo de brincar e interagir, e espaços que instiguem, desafiem e deem possibilidades de ser criativa e inventiva; assim, poderá construir e apropriar-se de conhecimentos, conhecer-se e conhecer o outro, estabelecendo relações com seus pares e com múltiplos saberes, desenvolvendo efetivamente sua potencialidade.
As brincadeiras e interações asseguram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC que são:
CONVIVER - BRINCAR - PARTICIPAR - EXPLORAR - EXPRESSAR - CONHECER-SE
