ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Significar o processo de ensino e auxiliar na formação integral dos alunos.

NOSSA PROPOSTA

São objetivos do Ensino Fundamental II

Aprimorar a construção do conhecimento, baseado no desenvolvimento da independência e autoestima;

A evolução do pensar, solucionar problemas, desafiar, criar, refletir, conviver, ser autônomo, e respeitar limites e normas através de diferentes conteúdos abordados em sala de aula;

Significar o processo de ensino e contribuir com a formação íntegra dos alunos.

PROJETO
"CONHECENDO
SÃO PAULO"

Desenvolvido há alguns anos, tem por objetivo possibilitar ao aluno um conhecimento mais aprofundado sobre a cidade em que vive. Em 2013 este projeto foi estendido a todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e cada turma irá visitar um local que tenha relação com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Alguns locais que foram visitados: região da Luz (Parque da Luz, Pinacoteca, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa); Centro da cidade: Região da Sé e marco zero da capital, Pátio do Colégio, Torre do BANESPA, Mosteiro de São Bento, Mercado Municipal, Museu Catavento, Museu Afro, MASP e região da Avenida Paulista, incluindo Parque Trianon e Casa das Rosas

TUTORIA

Buscando diferentes formas de agregação de saberes, trazemos como novas propostas o trabalho interdisciplinar, por meio de tutorias. Estes projetos têm como objetivos não só a construção de laços em sala de aula, mas também a ampliação de conhecimentos e melhoria de resultados de aprendizagem dos alunos.

Projeto PEA – UNESCO"

O Programa de Escolas Associadas está presente em 130 países e tem por objetivo fundamental criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Desde 2010 o Colégio Notre Dame recebeu o selo de escola associada e desde então vem desenvolvendo com seus alunos e professores projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. Este Projeto, desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio, possibilita a vivência interdisciplinar gerando novas dimensões do saber.

APREDIZAGEM
INTELECTUAL

Ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização..

PAZ E DIREITOS HUMANOS

PRIORIDADES DAS
NAÇÕES UNIDAS

Ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

EDUCAÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

Esta é a grande questão do planeta que passa por todas as áreas do conhecimento e questiona a relação entre os valores da civilização e a tarefa urgente do cuidado da terra. Identidade terrena ligada à ideia da sustentabilidade.