ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Significar o processo de ensino e auxiliar na formação integral dos alunos.

NOSSA PROPOSTA

São objetivos do Ensino Fundamental II

Trabalhar os conteúdos para que haja relações entre os diversos assuntos e que propiciem que o aluno aprenda a pensar, solucionar problemas, desafiar, criar, refletir, conviver, ser autônomo e respeitar limites e normas.

Significar o processo de ensino e auxiliar na formação integral dos aluno.

Favorecer a construção da autonomia, da autoestima, do prazer e do estímulo à busca do conhecimento.

TUTORIA

Buscando superar o estudo fragmentado em cada leitura indicada ao aluno, os professores trabalham de maneira interdisciplinar realizando uma prática pedagógica que se fundamenta na construção de saberes e não somente em obtenção de informação. Estes projetos também beneficiam a integração das discussões em sala de aula, com assuntos do cotidiano, ampliando o leque de conhecimento de mundo.

"PROJETO SÉRIE/ANO"

É o instrumento elaborado coletivamente pelo corpo docente da série/ano, considerando o perfil dos alunos e o processo de ensino e aprendizagem a ser desenvolvido no decorrer do ano letivo. É organizado a partir de alguns eixos:

Desafio
Objetivo da série/ano
Tema transversal
Competências e habilidades
Projetos específicos
Socialização
Avaliação

Inclui temas que certamente estarão presentes em sala de aula por movimentos ou momentos da sociedade em geral e do currículo da escola em particular. Possibilita o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e ajuda o aluno a significar e ampliar o conhecimento e a visão de mundo.

Indicam projetos que derivam do projeto de série/ano aprofundando um ou mais aspectos nele presentes. Critérios para seleção dos projetos específicos:

Ter relação com o tema transversal, objetivo geral, relevância interdisciplinar e participação efetiva dos alunos;

Estar relacionado ao objeto de aprendizagem de cada componente curricular;

No caso do estudo de meio especificar o objetivo, o(s) professor(es) coordenador(es) e os professores que deverão acompanhar os alunos.

"UNESCO"

Desde 2010, o Colégio Notre Dame integra o Programa de Escolas Associadas da UNESCO, o PEA UNESCO, fazendo parte de uma rede mundial de instituições escolares, que tem a finalidade de fortalecer o papel da educação na construção da cultura de paz, promovendo uma educação para o desenvolvimento sustentável e formando gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global, que possam contribuir ativamente para a conquista das metas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e pela Agenda da Educação 2030.

APREDIZAGEM
INTELECTUAL

Propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem nossos alunos frente aos desafios da globalização..

PAZ E DIREITOS HUMANOS

Uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, os temas da cultura, da paz e da defesa dos direitos humanos não devem ser esquecidos pelas escolas.

PRIORIDADES DAS
NAÇÕES UNIDAS

Projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade os conjuntos de temas que justificam a existência das Nações Unidas e explicam o funcionamento da ONU e da UNESCO.

EDUCAÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

Esta é a grande questão do planeta, passando por todas as áreas do conhecimento e questiona a relação entre os valores da civilização e a tarefa urgente do cuidado da terra. Identidade terrena ligada à ideia da sustentabilidade.