ENSINO FUNDAMENTAL

NOSSA PROPOSTA

O Ensino Fundamental se caracteriza por ser um período importante no desenvolvimento intelectual e sócio emocional dos estudantes, imprescindível para as demandas futuras. A proposta para as séries iniciais está alicerçada na consolidação das aprendizagens iniciadas na Educação Infantil, articuladas às vivências e ampliação dos processos.

Está estruturado em objetivos que privilegiam:

O desenvolvimento de habilidades necessárias à fluência na escrita, leitura, interpretação de informações, cálculos, raciocínio lógico e resolução de situações problemas.

Práticas que integram conhecimentos acadêmicos, valores éticos, sociais e culturais aos recursos tecnológicos.

O desenvolvimento da autonomia intelectual, da confiança em buscar o conhecimento, do estímulo à curiosidade e criatividade.

A mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolução de situações da vida cotidiana e do exercício da cidadania.

PROJETOS COM
LIVROS

Buscando superar o estudo fragmentado em cada leitura indicada ao aluno, os professores trabalham de maneira interdisciplinar, realizando uma prática pedagógica que se fundamenta na construção de saberes e não somente em obtenção de informação. Estes projetos também beneficiam a integração das discussões em sala de aula, com assuntos do cotidiano, ampliando o leque de conhecimento de mundo.

APREDIZAGEM
INTELECTUAL

Propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem nossos alunos frente aos desafios da globalização..

PAZ E DIREITOS HUMANOS

Uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, os temas da cultura, da paz e da defesa dos direitos humanos não devem ser esquecidos pelas escolas.

PRIORIDADES DAS
NAÇÕES UNIDAS

Projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade os conjuntos de temas que justificam a existência das Nações Unidas e explicam o funcionamento da ONU e da UNESCO.

EDUCAÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

Esta é a grande questão do planeta, passando por todas as áreas do conhecimento e questiona a relação entre os valores da civilização e a tarefa urgente do cuidado da terra. Identidade terrena ligada à ideia da sustentabilidade.