ALIMENTAÇÃO
Cardápio balanceado, elaborado por nutricionista, oferecendo uma alimentação rica e saudável aos alunos.

ALMOÇO

O almoço é oferecido pela empresa Cantina da Naide. O cardápio é elaborado por nutricionista, sendo balanceado, variado e com o objetivo oferecer uma alimentação rica e saudável. O cardápio mensal fica disponível no site do Colégio. Os preços e formas de pagamento devem ser acordados diretamente com a proprietária do restaurante, Naide de Oliveira, por telefone 3865-3465, ou pelo e-mail cantina@colegionotredame.com.br.

LANCHE

Das 15h às 15h50 é o horário do lanche, que pode ser trazido de casa (separado, um para cada período) ou adquirido na cantina da empresa Cantina da Naide. Como o Colégio preza por uma alimentação saudável para seus alunos, pedimos a colaboração dos responsáveis em não enviarem, de segunda a quinta-feira, alimentos como salgadinhos, doces e refrigerantes, sendo a sexta-feira, dia livre para as guloseimas.

RECREIO: horário para as brincadeiras livres (sempre com a monitoria das orientadoras).

OBSERVAÇÕES GERAIS

Cardápio sujeito a alterações sem aviso prévio.

*Preparações empanadas e à milanesa são assadas no forno industrial.

Restaurante Superior: destinado exclusivamente aos alunos da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental I do Período Complementar.

Restaurante Inferior: destinado exclusivamente aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental II do Período Complementar, Fundamental II, Ensino Médio e colaboradores.

1) Acompanhamento: Arroz branco, integral e feijão são servidos todos os dias;

2) Prato principal para Educação Infantil até o 4º ano EF-I: Todos os dias são servidos dois tipos de proteínas (carne, frango ou peixe), sendo que no dia em que for servido ovo, este substituirá uma proteína;

3) O prato principal 3, a massa 2 ou a guarnição 2, serão servidos somente aos alunos do 5º ano do EF-II até o Ensino Médio, no refeitório inferior;

4) A Feijoadinha é composta por feijão preto e linguiça, para os alunos do Período Complementar da Educação Infantil até o 4º ano do EF-I;

5) O tempero dos pratos é composto por ingredientes naturais;

6) Frutas, legumes e verduras são oferecidos todos os dias, de acordo com a disponibilidade da época.

Sobre a “Feijoadinha”: de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (Manual de Orientação – Departamento de Nutrologia, 2012, p.28-32) e Ministério da Educação, FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar (Manual de Orientação para Alimentação escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de jovens e adultos, 2012) é liberado para crianças acima de 6 meses o consumo de fontes de proteína como bovina, ave, suína, ovos e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha e grão de bico), por serem alimentos fonte da vitamina A, Complexo B e minerais, tais como ferro e zinco, nutrientes estes que auxiliam no crescimento em fase escolar.