Rito de Passagem – 5º Ano do Ensino Fundamental

A finalização do ciclo de cada curso é um período importante para alunos e familiares, uma vez que marca o início de uma nova fase na vida escolar dos estudantes. O Colégio Notre Dame denomina “Rito de Passagem” as ações de adaptação progressiva intensificadas nos períodos de transição de cada ciclo, a começar pela Educação Infantil.

“Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade.Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação ou ritos de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido, tendo, assim, tanto o cunho individual quanto o coletivo.”

Os projetos Ano/Série de cada final de ciclo consideram as características dos estudantes em cada um deles: alfabetização na passagem da Educação Infantil para o 1º ano; autonomia x dependência na passagem do 5º para o 6º Ano do Ensino Fundamental. Com essa intenção é que acontecem projetos específicos para cada grupo, como é o Projeto Educação Financeira para os 5ºs anos.

Para se despedirem das séries iniciais do Fundamental, os grupos do 5º ano participaram do Acampadentro, que reservou uma série de um circuito divertido de atividades que desafiaram habilidades e competências de socialização, resolução de problema, colaboração. Uma rodada de pizza feita pelos próprios estudantes, balada e cine Notre também não faltaram.