Pizza, matemática e ciências – uma combinação com sabor especial

Nos colégios da Rede Azul, o desenvolvimento de competências e habilidades faz parte de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo a interdisciplinaridade como um meio de favorecer a análise e revelar pontos comuns em abordagens diferentes para um mesmo assunto. Isso ajuda o estudante a elaborar uma visão mais ampla e ver a aplicação daquilo que aprende, em situações concretas.

A atividade culinária, realizada pelos alunos dos 5° anos, ilustra bem os ganhos da intersecção de conteúdos em diferentes componentes curriculares. Os conteúdos de Matemática envolvendo o conceito de fração, frações equivalentes e suas representações e os de Ciências – energia, suas propriedades e os tipos de energia, foram compreendidos por meio do experimento. Ao fazer deliciosas pizzas, os estudantes puderam ver como tais conceitos estão presentes na  vida cotidiana, sob diferentes pontos de vista. 

O trabalho coletivo, o fazer criativo, a concretização do protocolo de biossegurança,  o entendimento da percepção do outro, a negociação, a resolução de conflitos, o compartilhamento do resultado e a satisfação de aprender se divertindo, foram ingredientes adicionados na medida certa para deixar a aprendizagem ainda mais significativa.

 O depoimento de uma aluna e os registros fotográficos confirmam essa perspectiva.

“Fomos  à cozinha experimental para montarmos pizzas. Foi uma atividade interdisciplinar de Matemática e Ciências. Em Matemática, trabalharemos o conceito de fração equivalente e em Ciências o conceito de energia. A energia elétrica, utilizada no forno, é transformada em energia térmica. A pizza assada, ao ser consumida, é transformada por nosso corpo em energia cinética, energia sonora e energia térmica. Eu gosto muito das aulas, porque aprendo coisas que utilizo em minha vida”.  Depoimento da aluna Sophia. 

Notícias Relacionadas

De Criança para Criança

A Campanha “De criança para criança”, foi uma iniciativa dos estudantes dos 3ºs anos do Ensino Fundamental, com o intuito de arrecadar brinquedos que serão destinados

Sessão Simultânea de Leitura

A sessão simultânea é uma atividade que tem por objetivo incentivar a formação de uma comunidade de leitores, envolvendo estudantes e educadores, criando um um ambiente