Cantata de Natal 2020

A Cantata de Natal já se tornou uma tradição do colégio Notre Dame  como forma de celebrar o encerramento das atividades letivas. Ela une a ação de graças por tudo o que a comunidade educativa experimentou em processos inspiradores de aprendizagem à recordação do acontecimento que marcou a história da humanidade, o nascimento de Jesus.

”O mundo precisa de Pausa” foi o tema escolhido para 2020, um convite a refletir sobre o que experimentamos neste ano tão diferente e por isso, tão especial, que nos recordou sobre a importância da resiliência em nossas atitudes cotidianas.

Em sua tradicional mensagem final, Ir. Janete Silva nos fez pensar: “quantas coisas aparentemente inúteis em nossa rotina foram transformadas em coisas preciosas, às quais passamos a valorizar de uma maneira diferente?

O Deus feito menino, que recordamos na noite de Natal, quer resgatar em nós o verdadeiro ser humano surgido das coisas pequenas, do desconserto, do assombro, do medo, do impossível. Isso nos humaniza e nos converte em pessoas mais sábias e mais fecundas.

Quem sabe Deus não tenha nos querido mostrar, através da dura realidade da pandemia, que precisávamos desta pausa para regressar ao começo de tudo: nossa humanidade? Quem sabe este não será para nós o mais especial dos natais?” E convidou: contemplamos o presépio, busquemos inspiração na família de Nazaré, silenciosa e calma, alimentando em seu silêncio de que Deus, pequeno e frágil continua a visitar o seu povo.”