Carnaval 2019 “Lamartine, Noel e Braguinha: os blocos e suas marchinhas!”

O Colégio Notre Dame neste ano terá como tema no carnaval : Lamartine, Noel e Braguinha: os blocos e suas marchinhas!

Estamos trabalhando em sala o gênero musical marcha, existente no Brasil desde os anos 20. As marchinhas que retornaram ao cenário musical nos blocos carnavalescos de rua de todo o Brasil , músicas quase esquecidas.

No Brasil, consta que a primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, mas as marchinhas são anteriores a esta data, pois é um estilo musical importado para o Brasil vindo das marchas populares portuguesas.

Nossos homenageados Lamartine Babo, Braguinha e Noel Rosa foram importantes compositores brasileiros de algumas das marchinhas mais conhecidas até os dias de hoje : As pastorinhas, Chiquita bacana, Hino ao Carnaval, entre outras.

Nas aulas de música, artes visuais e educação Física serão contextualizadas as histórias do carnaval e das marchinhas com ênfase nos compositores homenageados, além da confecção de chocalhões, reco-reco e tambores de garrafas pet para compor a instrumentação da Bateria Força Azul do Bloco Notre. Trabalharemos o gênero musical urbano Marchinhas carnavalescas nas aulas de música e seu andamento binário e sincopado, próprio para o carnaval.

Apresentação do Projto

Notícias Relacionadas

Estudantes do Ensino Médio na Uniexpo 2021

Estudantes do Ensino Médio do colégio Notre Dame participam da Uniexpo/2021. Realizada pela Teenager, a Uniexpo On-line – Feira de Profissões oferece atividades que proporcionam o contato entre os