Escola em Pastoral

A escola em pastoral, na Rede Azul, orienta e anima toda a ação educativa à luz dos princípios evangélicos e do Carisma de Emilie,
com vistas à promoção das pessoas e a construção de uma sociedade cada vez mais humana.

Queremos contribuir para a disseminação  da justiça solidária e da paz, valores que inauguram a proposta do Reino de Deus no mundo.

O ambiente escolar é propício para a idealização e efetivação desta ação evangelizadora.

Neste espírito vamos ajudar a cada membro do “corpo escola” a assumir práticas e comportamentos que promovam o bem, impulsionados pela luz do evangelho.

MISSÃO

Nossa missão é anunciar a boa notícia aos que ainda não a conhecem e torná-los discípulos e acima de tudo pessoas

que integram a sociedade e semeiam valores que constroem um mundo novo.

Esta construção se dá mediante um encontro pessoal que temos com Ele, e assim partirmos em missão.

Sendo assim a “Escola em Pastoral” desenvolve algumas ações que concretizam este ideal.

Catequese

Primeira Eucaristia

A catequese no colégio Notre Dame quer colaborar com a família na instrução da fé de crianças e adolescentes, fazendo um caminho de amadurecimento espiritual a fim de que clarifiquem as razões do crer, conheçam as orientações da religião cristã católica à qual pertencem e assumam participação na comunidade eclesial.

Eucaristia: crianças a partir dos 9 anos.

Pastoral Juvenil da Rede Azul

A evangelização das juventudes no ambiente escolar é uma tarefa necessária e de colaboração com a missão evangelizadora da Igreja. Estimula o protagonismo juvenil na formação de grupo de jovens, aprendizagem solidária e outros. Possibilitando aos jovens meios para que possam discernir e realizar um projeto de vida, sendo autores de sua própria história e da história de seu tempo.

Katequéo

O KATEQUEO, um encontro mensal realizado com as famílias de estudantes que frequentam a catequese, como parte do processo Iniciação à Vida Cristã. A pastoral escolar do Colégio Notre Dame, em virtude da sua identidade e da sua raiz eclesial, proporciona essa formação complementar às família que junto com o catequizando se preparam para celebrar, vivenciar e receber os sacramentos da fé cristã. O encontro acontece toda 2ª terça-feira do mês, na capela do colégio.

Grupo MovimentAção

Mães voluntárias que se reúnem uma vez por semana para colaborar com projetos e iniciativas sociais, assumidos pelo colégio.

8ª Leitura Contínua da Palavra.

Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame realiza todos os anos, no mês de setembro, em parceria com a  SERMIG – Fraternidade da Esperança-, a Leitura Contínua da Palavra. A iniciativa nasceu em 2011, com o recebimento da cruz e o ícone da Jornada Mundial da Juventude, no Arsenal da Esperança. A cada  ano é previsto a leitura um Livro ou um conjunto dos Livros da Bíblia, em forma de celebração e meditação.

Grupo de Espiritualidade

Espaço de vivência para aprofundamento espiritual, partilha de vida, estudo bíblicos e conhecimento do Carisma e missão de Emilie de Villeneuve, à luz da Palavra de Deus.

Grupo de Reflexão da Pastoral Escolar

Todos os meses a equipe da pastoral realiza um encontro para refletir acerca da sua missão diante da comunidade escolar. Sabemos que é de uma escola em pastoral o olhar atento e zeloso aos desafios, e à busca de alternativas para transformar a realidade a nossa volta, através de ações evangelizadoras que movimentam o espírito de comunhão e contribuem diretamente para o bem viver e o bem conviver no cotidiano.