Esportes

O Colégio Notre Dame incentiva a prática esportiva e valoriza o ensino do esporte como um elemento fundamental na formação dos nossos alunos.
Nossa missão é a formação integral do aluno, por meio do esporte formativo e competitivo.

Educação Infantil

O movimento é o meio de expressão das crianças na Educação Infantil e através das aulas de Educação Física e Movimento, bem como da Capoeira, os alunos terão uma educação psicomotora, visando atingir o plano afetivo e o desenvolvimento funcional, através da construção de seu Esquema Corporal, da Estruturação Espacial e Orientação Temporal, com uma aprendizagem significativa.

Ensino Fundamental I

O trabalho inicia com diversas vivências corporais, desenvolvendo diferentes movimentos básicos adequados à faixa etária visando a uma conquista da consciência corporal e uma autonomia motora. Durante o processo de formação, as crianças participarão de jogos: de regras, de construção, simbólicos, recreativos e até mesmo competitivos, para uma abordagem completa no desenvolvimento dos alunos nos âmbitos: cognitivo, motor, cultural e socioafetivo. São desenvolvidas também atividades rítmicas, de expressão e de consciência corporal, brincadeiras populares e atividades esportivas.

Ensino Fundamental II

A Educação Física nesta fase tem como fator de grande importância a continuidade ao desenvolvimento das habilidades fundamentais trabalhadas no ciclo anterior, fazendo que os alunos se aprofundem nesses movimentos e aprimorem suas habilidades.

A atenção também está voltada para a estimulação de todos os alunos, fazendo-os compreender o significado de cada atividade, para que se conscientizem dos benefícios e das possibilidades da utilização como um instrumento de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e da conscientização para uma melhor qualidade de vida.

Ensino Médio

A Educação Física nesta fase trabalha a cultura corporal e as aulas são oferecidas através de módulos, com 4 opções de escolha, semestralmente: Módulo 1-Defesa Pessoal, Módulo 2 – Dança/Expressão Corporal, Módulo 3 – Voleibol e Módulo 4- Futebol, visando o benefício crítico da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

Período Complementar

As aulas de cada uma das modalidades esportivas acontecem duas vezes por semana, com duração de 50’ cada,
com exceção da Capoeira e Circo, que acontece uma vez por semana.
Os alunos poderão optar, dentre duas opções, um esporte por dia. As atividades são oferecidas aos alunos da Educação Infantil até o 6º ano EFII.

As aulas de Teatro colaboram na formação integral do aluno, pois além de possibilitar o contato vivo e reflexivo com as obras artísticas de autores consagrados, bem como a recriação de contextos históricos e o estudo de costumes, também trabalham a autodescoberta, o autoconhecimento, o controle emocional, o domínio de recursos corporais e vocais, além de potencializar a capacidade expressiva, comunicativa e relacional dos alunos. São duas aulas semanais, com duração de 50’ cada.

Muito mais que uma luta onde se desenvolve a agilidade, a força e a resistência muscular, o Judô é uma filosofia de vida, que associada a uma proposta educacional, proporciona a criação de estratégias intelectuais, respeito e disciplina.

Além do desenvolvimento das habilidades motoras, táticas, cognitivas e técnicas, o Futsal tem uma importância considerável na formação dos alunos, pois requer disciplina, respeito ao próximo, trabalho em grupo, autoconfiança, liderança, solidariedade entre outros fatores para formação do cidadão.

A Capoeira é uma mescla de esporte e arte, que une dança, jogo e luta. Ela desenvolve nas crianças e jovens agilidade, ritmo, força e resistência muscular.

O desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do Sistema Nervoso Central quanto à interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento das crianças. Assim, as aulas de Movimento e Psicomotricidade são extremamente importantes no auxílio do desenvolvimento integral dos alunos dessa faixa etária. Elas são oferecidas diariamente, com duração de 50’ cada.

É um conjunto de exercícios corporais sistematizados que estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da postura, além de uma grande ampliação nas qualidades de ritmo.

Essa atividade proporciona benefícios físicos impostos pelo aprendizado das técnicas circenses, como o desenvolvimento de força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade e coordenação motora. Além disso, as aulas são animadas e estimulam o autoconhecimento, a autoestima, a confiança e a determinação em superar desafios.

Escola de Esportes/Extracurricular

O Colégio Notre Dame oferece atividades esportivas e culturais como parte do currículo.
A proposta das atividades esportivas e culturais é a construção de um rico e fundamental espaço de educação, lazer e socialização do aluno, contribuindo para sua formação de maneira ampla e global.

Uniformes

LOJAS UNIFORME

One Off Confecções Indústrias e Comércio Ltda. – ME
Rua Tucuna, 796 – Vila Pompeia – Fone: 3871-9088.
Horário de atendimento: de segunda-feira a quinta-feira – das 7h às 18h e sexta-feira – das 7h às 17h.
Acesso web: www.oneoffconfeccao.com.br – e-mail: oneoff@uol.com.br