Esportes | Colégio Notre Dame

Esportes

O esporte no Colégio Notre Dame não é um fim em si, mas um meio para realização de uma abordagem interdisciplinar, estimulando a convivência e o trabalho de equipe, o fortalecimento da autoestima e do rendimento escolar. Contribui para a construção de valores essenciais e a formação de cidadãos corporalmente cultos, competentes, críticos, entusiastas e saudáveis.

Educação Infantil

O movimento é o meio de expressão das crianças na Educação Infantil e através das aulas de Educação Física e Movimento, bem como da Capoeira, os alunos terão uma educação psicomotora, visando atingir o plano afetivo e o desenvolvimento funcional, através da construção de seu Esquema Corporal, da Estruturação Espacial e Orientação Temporal, com uma aprendizagem significativa.

Ensino Fundamental I

O trabalho inicia com diversas vivências corporais, desenvolvendo diferentes movimentos básicos adequados à faixa etária visando a uma conquista da consciência corporal e uma autonomia motora. Durante o processo de formação, as crianças participarão de jogos: de regras, de construção, simbólicos, recreativos e até mesmo competitivos, para uma abordagem completa no desenvolvimento dos alunos nos âmbitos: cognitivo, motor, cultural e socioafetivo. São desenvolvidas também atividades rítmicas, de expressão e de consciência corporal, brincadeiras populares e atividades esportivas.

Ensino Fundamental II

A Educação Física nesta fase tem como fator de grande importância a continuidade ao desenvolvimento das habilidades fundamentais trabalhadas no ciclo anterior, fazendo que os alunos se aprofundem nesses movimentos e aprimorem suas habilidades.

A atenção também está voltada para a estimulação de todos os alunos, fazendo-os compreender o significado de cada atividade, para que se conscientizem dos benefícios e das possibilidades da utilização como um instrumento de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e da conscientização para uma melhor qualidade de vida.

Ensino Médio

A Educação Física nesta fase trabalha a cultura corporal e as aulas são oferecidas através de módulos, com 4 opções de escolha, semestralmente: Módulo 1-Defesa Pessoal, Módulo 2 – Dança/Expressão Corporal, Módulo 3 – Voleibol e Módulo 4- Futebol, visando o benefício crítico da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

Período Complementar

Visa a integrar a aprendizagem de várias modalidades esportivas dentro da mesma estrutura, de forma que o aluno possa aumentar seu repertório motor e tenha a oportunidade de praticar diferentes esportes, no contexto recreativo e educacional, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Os alunos do 1º ao 6º ano terão a opção de escolher 1 (uma) modalidade esportiva por dia da semana, entre elas – Capoeira, Circo, Dança, Futsal, Ginástica Artística, Iniciação Esportiva e  Judô.

Mantemos em nosso calendário eventos e campeonatos internos e externos, motivando nossos alunos e promovendo a integração e  o vínculo familiar.

Muito mais que uma luta onde se desenvolve a agilidade, a força e a resistência muscular, o Judô é uma filosofia de vida, que associada a uma proposta educacional, proporciona a criação de estratégias intelectuais, respeito e disciplina.

Além do desenvolvimento das habilidades motoras, táticas, cognitivas e técnicas, o Futsal tem uma importância considerável na formação dos alunos, pois requer disciplina, respeito ao próximo, trabalho em grupo, autoconfiança, liderança, solidariedade entre outros fatores para formação do cidadão.

A Capoeira é uma mescla de esporte e arte, que une dança, jogo e luta. Ela desenvolve nas crianças e jovens agilidade, ritmo, força e resistência muscular.

O desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do Sistema Nervoso Central quanto à interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento das crianças. Assim, as aulas de Movimento e Psicomotricidade são extremamente importantes no auxílio do desenvolvimento integral dos alunos dessa faixa etária. Elas são oferecidas diariamente, com duração de 50’ cada.

É um conjunto de exercícios corporais sistematizados que estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da postura, além de uma grande ampliação nas qualidades de ritmo.

Essa atividade proporciona benefícios físicos impostos pelo aprendizado das técnicas circenses, como o desenvolvimento de força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade e coordenação motora. Além disso, as aulas são animadas e estimulam o autoconhecimento, a autoestima, a confiança e a determinação em superar desafios.

Escola de Esportes/Extracurricular

O Colégio Notre Dame tem satisfação em oferecer, no próprio Colégio, atividades esportivas e culturais de forma segura e confortável aos seus alunos.

A proposta das atividades esportivas e culturais é a construção de um rico e fundamental espaço de educação, lazer e socialização do aluno na nossa comunidade educativa, contribuindo para sua formação de maneira ampla e global.

Para atingir os objetivos propostos elaboramos uma linha de trabalho pedagógico coerente com as necessidades e as possibilidades de aprendizagem do aluno.

Uniformes

LOJAS UNIFORME

One Off Confecções Indústrias e Comércio Ltda. – ME
Rua Tucuna, 796 – Vila Pompeia – Fone: 3871-9088.
Horário de atendimento: de segunda-feira a quinta-feira – das 7h às 18h e sexta-feira – das 7h às 17h.
Acesso web: www.oneoffconfeccao.com.br – e-mail: oneoff@uol.com.br

//]]>