Conheça o Projeto Zoo desenvolvido por alunos da 2ª série Ensino Médio

Carnaval 2019 “Lamartine, Noel e Braguinha: os blocos e suas marchinhas!”
7 de março de 2019
#PAZNASREDESSOCIAIS
19 de março de 2019

Conheça o Projeto Zoo desenvolvido por alunos da 2ª série Ensino Médio

Zoológico virtual como uma proposta de disseminação de conceitos de zoologia

Por:Andreia Regina Gallego Martins  e Fábio dos Anjos Rezende

Em um mundo cada vez mais conectado, é inevitável que a relação entre as tecnologias digitais e a educação esteja cada vez mais próxima. Recursos digitais que envolvem a pesquisa na internet, funcionam como aliados da aprendizagem. Funcionam como uma medição que favorece a construção do conhecimento de forma cada vez mais estruturada e consistente, possibilitando aos estudantes contextualizar e aprofundar o conhecimento. Ao trabalhar zoologia com o 2ºEM, percebemos que o uso de tecnologias digitais e o incentivo à pesquisa de forma orientada estimulavam o ensino e a aprendizagem, fazendo com que os alunos fossem protagonistas deste processo. Assim, em parceria com o coordenador da tecnologia de informação da instituição, surgiu a ideia da criação do Zoológico Virtual. Foi apresentada uma situação-problema, no caso, o risco de extinção de algumas espécies e a necessidade da preservação e estudo de algumas delas. Os alunos fizeram uma pesquisa sobre animais em risco de extinção e, em sala de aula, divulgaram os resultados das pesquisas, listando alguns animais. Cada aluno escolheu um animal da lista, sobre o qual teria que aprofundar mais seus estudos, pesquisando sua morfologia, fisiologia, curiosidades, imagens e vídeos. As pesquisas foram apresentadas em sala, e, a partir delas, trabalhamos as características de todas as classes de vertebrados. Com o apoio do coordenador de tecnologia da informação, foi criado o site Zoológico Virtual, com o propósito de que, sendo um site simples e de uso intuitivo, fosse utilizado como objeto digital de aprendizagem para os demais educandos que buscam informações específicas e curiosidades sobre o tema. Desta forma, o conhecimento produzido por um grupo de estudantes que, usualmente, fica circunscrito ao espaço da sala de aula de uma determinada turma e disciplina, passou a ser disseminado para outras turmas da escola, agregando propósito à investigação realizada pelos estudantes.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Biotecnologia, professora de Biologia do Ensino Médio, representante da Área de Ciências da Natureza do Colégio Notre Dame (São Paulo, SP).

E-mail: andreiagallego@colegionotredame.com.br.

Coordenador da Tecnologia da Informação do Colégio Notre Dame (São Paulo, SP).

E-mail:     fabio@colegionotredame.com.br.