CARNAVAL – VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA

PROFESSORES DO COLÉGIO NOTRE DAME PARTICIPARAM DO XXII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DA REDE AZUL
27 de fevereiro de 2019
São Pedro ajudou e o Bloco do Notre foi às ruas.
1 de março de 2019

CARNAVAL – VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Profa. Dra. Olga Rodrigues de Moraes von Simson fala sobre origem do Carnaval às turmas de 2º anos.

O Colégio Notre Dame neste ano terá como tema de carnaval : “Lamartine, Noel e Braguinha: os blocos e suas marchinhas!”

Em sala,  com as professoras polivalentes, nas aulas de música e Educação Física os alunos estão estudando o gênero musical marcha, existente no Brasil, desde os anos 20.

As marchinhas retornaram ao cenário musical através dos blocos carnavalescos de rua de todo o Brasil, depois de um longo período sendo  músicas quase esquecidas…

No Brasil, consta que a primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, mas as marchinhas são anteriores a esta data, pois é um estilo musical  importado para o Brasil vindo das marchas populares portuguesas.

Nossos homenageados Lamartine Babo, Braguinha e Noel Rosa foram importantes compositores brasileiros de algumas das marchinhas mais conhecidas até os dias de hoje como : As pastorinhas, Chiquita bacana, Hino ao Carnaval,  entre outras.

No dia 21/02,  recebemos em nosso auditório a Profª. Dra. Olga Rodrigues de Moraes von Simson , que possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1965), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo(1990) e pós-doutorado pela Universidade de Tübigen – Geographisches Institut (1993). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual. Atuando principalmente no tema   Carnaval.

Além de toda a titulação, ela é avó das alunas Alice e Lara von Simson e teve o prazer de falar com os alunos das turmas de 2ºs anos, contando a origem do Carnaval e respondendo dúvidas e curiosidades.

O Colégio Notre Dame agradece imensamente a presença da Profa. Dra. Olga que muito enriqueceu nossa pesquisa sobre a valorização da cultura popular brasileira.