Arraial Azul do Notre homenageará Mário de Andrade

Tribo Fulni-ô visita Colégio Notre Dame
20 de maio de 2019
Enino Médio visita a FAAP
23 de maio de 2019

Arraial Azul do Notre homenageará Mário de Andrade

As Festas Juninas do Colégio são famosas por colocar em pauta a Cultura Popular Brasileira, aliando práticas de engajamento às questões sociais, mantendo um clima familiar e acolhedor. A novidade é que a partir de 2019 a Festa Junina do Notre será chamada Arraial Azul.

Fundamentando-se em um dos tema da UNESCO de 2019: O Ano Internacional das Línguas Indígenas, bem como em uma das competências gerais proposta na BNCC, que visa a valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais, escolhemos como tema: “As expedições pelo Brasil de Mário de Andrade”. O repertório musical e artístico teve como fonte de inspiração as viagens de Mário de Andrade pelo Brasil, em busca de registros culturais que identificassem o jeito de ser, de agir, e de se comportar do povo brasileiro. As danças/performances estão sendo desenvolvidas no planejamento trimestral, envolvendo os professores de Educação Física, Música e Arte.

Além das crônicas de O Turista Aprendiz, na viagem  Mário de Andrade reuniu um rico material de pesquisa sobre danças dramáticas, melodias do boi, música de feitiçaria, religiosidade popular, crenças, superstições e poesia popular.

Se, por acaso o patrimônio cultural imaterial do Brasil tivessem um santo padroeiro – esse santo padroeiro seria Mário de Andrade.

Numa visão retrospectiva, se pode afirmar que os primeiros registros de bens culturais de natureza imaterial foram realizados naquele período, durante as expedições do escritor pelo Nordeste brasileiro, ocasião em que valioso material audiovisual e textual sobre danças e ritmos populares da região foi recolhido”.(IPHAN, 2004). 

 O Arraial acontecerá no dia 8 de junho, das 10h às 17h30. O valor da entrada é de R$ 10,00 e crianças de até 5 anos não pagam.