Colégio Notre Dame homenageia mulheres da cultura popular em festa junina 2018
Colégio Notre Dame Participa mais uma vez dos jogos Humboldt
4 de julho de 2018

Alunos do Ensino Médio realizam estudo do meio nas Cavernas do PETAR

De 19 à 21 de junho, os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio visitaram o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, conhecido como PETAR, localizado entre os municípios de Apiaí e Iporanga, ao sul do Estado de São Paulo. O parque é a unidade de conservação com a maior concentração de cavernas do Brasil (cerca de 350 mapeadas), sendo um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Os alunos também visitaram o Quilombo de Ivaporunduva, localizado em Eldorado/Iporanga, na SP 165, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Composta por 80 famílias, a comunidade de Ivaporunduva tem população de quase 500 pessoas e é formadas por remanescentes de quilombolas. A visita proporcionou uma imersão em um espaço geográfico dotado de rugosidades e ensinamentos a serem aprendidos.

O projeto interdisciplinar elaborado para esse estudo do meio está sendo desenvolvido ao longo de 2018 e visa proporcionar aos alunos uma vivência fora do ambiente de sala de aula ao apresentar ferramentas que desenvolvam o olhar investigador e que instrumentalizam a pesquisa científica.

O objetivo geral do estudo foi vivenciar questões relacionadas às áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagens e Matemática) dentro da perspectiva da ocupação humana e educação ambiental, além de possibilitar a experiência da abordagem científica dos fenômenos, da sua observação à divulgação de informações e conclusões.

Veja mais fotos em nossa página no facebook.